segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ruínas e templos na Acropole!




     Como eu já disse em um post anterior Acropole é a parte da cidade construída nas partes mais altas do relevo da região. A posição tem tanto valor simbólico, elevar e enobrecer os valores humanos, como estratégico, pois dali podia ser melhor defendida. Mas me dei conta que NÃO mostrei a Acropole por dentro, seus templos e suas ruínas e achei que ela merecia um post então aqui vai.
Embora existam outras acrópoles na Grécia, a Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa do mundo. 
A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas; entre as que ainda estão de pé, estão o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteion, templo dos deuses do campo, e o Templo de Athena Nice, simbólico da harmonia do estado de Atenas. Na parte externa ainda é possível ver o teatro de Dionísio e o Odeão de Herodes.


Propileu- é a porta monumental que serve como a entrada para uma acrópole.






Partenon ou Partenão foi um templo dedicado a deusa grega Atena, construído no século V a.C. na acrópole de Atenas. É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi decorado com o melhor da arquitetura grega.





Erecteion, é outro templo consagrado a Atena,  mas também a Hefesto (deus grego da metalurgia e dos metais) e Erecteu (mítico rei ateniense). Foi construído entre 421 a 406 a.C. No interior do templo, vivia uma serpente, à qual se oferecia um bolo sagrado cuja recusa era tomada como sinal de mal agouro para os atenienses.







O Templo de Atena Nice era um templo dedicado à deusa grega Atena, localizado na Acrópole de Atenas, na Grécia. "Nice"[1] significa "vitória" em grego antigo (em gregoNiké, daí veio o nome da marca esportiva). Atena Nice era, originalmente, a deusa alada da vitória. Contudo, para o templo, foi construída uma estátua sem asas, para que assim ela nunca pudesse sair da cidade.


 Teatro de Dioniso foi o mais importante dos teatros da Grécia antiga, é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. Situa-se na encosta sul da Acrópole de Atenas. Seu nome é devido ao deus do vinho, Dionisio. Foi o primeiro palco de cantos, danças e teatros.



     O Odeão de Herodes Ático é um antigo teatro localizado na vertente sul da Acrópole. Foi construído em 174 D.C. por Herodes Ático, de importante família ateniense, para comemorar a memória de sua falecida esposa. Quando intacto era uma estrutura coberta, e podia receber até 5 mil espectadores.












Um comentário:

  1. Nossa!!Fiquei admirada,quanta gente!!Meu Deus,e ainda nem é alta temporada heimmm...Lugar tem ser visitado sem dúvida é muito lindo!!bjusss.

    ResponderExcluir