quarta-feira, 6 de junho de 2012

Estádio Olímpico Atenas Panathinaikos




     A Primeira Olimpíada da Era Moderna foi realizada em Atenas no ano de 1896 e foi a precursora do que hoje chamamos de Jogos Olímpicos.
   É claro que a Grécia já conhecia um evento esportivo, digamos assim, com uma “Olimpíada Arcaica”, este evento ocorria na cidade de Olímpia e em Delphi, desde 8 A.C.. Mas, depois de 1.500 anos sem estes eventos esportivos, os Gregos já sentiam falta de algo para animá-los. Daí que surgiu a ideia das Olimpíadas.
     O Barão de Coubertin, foi o precursor do sonho. Em 1894, ele propôs que fosse reinstituída a tradição de realizar um evento desportivo internacional periódico, inspirado no que se fazia na Grécia antiga. 


Trono em que se sentavam os reis nas competições

     Para unificar as diferentes disciplinas esportivas e promover a realização dos Jogos Olímpicos Coubertin criou o Comitê Olímpico Internacional. A princípio, Paris sediaria o evento dali a seis anos, mas reuniões posteriores entre os representantes dos 14 países participantes (Estados Unidos, Grécia, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Áustria, Austrália, Dinamarca, Suíça, Chile, Egito, Itália e Suécia) definiram que Atenas receberia a competição, em 1896. Foi também decidido que os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, tal como na antiguidade, seriam realizados a cada quatro anos (uma Olimpíada).
     Com o projeto do primeiro evento pronto, o passo seguinte foi a viabilização dos Jogos. Sem apoio político do primeiro-ministro grego Charilos Tricoupis, a Grécia sofreu para organizar as competições. Um milionário membro da comunidade grega de Alexandria, Giorgios Averoff, bancou a reformulação do centro de Atenas e a construção de alguns locais para a disputa dos Jogos Olímpicos.  



     Depois de um período de dificuldades financeiras os primeiros Jogos Olímpicos da era Moderna foram abertos no dia 6 de abril de 1896. No total, 241 atletas amadores (todos homens) disputaram nove modalidades (atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, natação, tênis, tiro e luta). O primeiro campeão olímpico da maratona foi o grego Spyridon Louis. A vitoria de Spyridon Louis foi tão importante pra Grécia que hoje ele empresta seu nome para o novo estádio construído para os jogos olímpicos de 2004.

Vista de longe do estádio com os prédios da vila olímpica na frente!

Estádio de perto

       O estádio Olímpico Atenas Panatinaikos foi reconstruída a partir dos restos de um antigo estádio grego. Diz a lenda que o local onde está o túnel de acesso aos vestiários era utilizado por mulheres gregas em um ritual em que ofereciam mel e dançavam nuas em torno de uma fogueira com o intuito de conseguir um bom marido.


 Entrada do vestiário

Túnel que leva ao vestiário
      O Panathinaikos é o único estádio no mundo construído inteiramente de branco mármore (do Monte Penteli) e um dos mais antigos. Ele foi financiado pelo benfeitor grego George Averoff (cuja estátua de mármore está na entrada do estádio)  atualmente ocupa 45.000 espectadores, Nos Jogos Olímpicos de 2004, o Estádio Panathinaikos, sediou a competição de tiro com arco ea chegada da Maratona. 

 Estádio
 Pira olímpica
 Pista de atletismo!

 Na olimpíada de 1896 só o primeiro lugar recebia medalhas

Estátua de George Averoff na frente do estádio



Nenhum comentário:

Postar um comentário