segunda-feira, 11 de junho de 2012

Baklava: sobremesa grega com receita!






     A baklava ou baclava é um tipo de pastel elaborado com uma pasta de nozes trituradas, envolvida em massa filo e banhada em xarope ou mel, existindo variedades que incorporam pistachesavelãs e sementes de sésamopapoila ou outros grãos. É geralmente servida como sobremesa nos países que fizeram parte do antigo Império Otomano, sendo um dos pratos nacionais da Grécia.
     Vão precisar de: 450g de massa filo pré-preparada (é possível encontrar nos supermercados do Brasil); 450g de miolo de noz; 225g de manteiga; 1 colher de chá de canela moída; 235ml de água; 200g de açúcar branco; 5ml (1 colher de chá) de essência de baunilha; 120ml de mel.
     Comecem pelos preparativos: pré-aquecer o forno a 175/180ºC; untar com manteiga o interior de uma forma de aproximadamente 22.5x32.5cm, picar as nozes e misturá-las à canela; desenrolar a massa filo e mantê-la coberta por uma pano úmido, para impedir de secar, enquanto se trabalha; cortar a massa filo à medida da forma (e manter coberta pelo pano!) e já está. Agora é só trabalho repetitivo.
     Comecem por forrar o fundo do tabuleiro com 2 folhas de massa filo previamente cortada à medida. Untem, pincelando (é mais fácil assim!) com a manteiga derretida, as folhas de massa filo no tabuleiro e repitam este processo até ter uma camada de 8 folhas. Então salpiquem generosamente com as nozes (2-3 colheres de sopa bem cheias).
     Depois, cubram com 2 folhas de massa filo, manteiga, nozes (e assim sucessivamente) até ao fim; devendo terminar com uma camada de 6-8 folhas de massa filo, preparada como no início do tabuleiro. Com uma faca grande e afiada, cortem em forma de quadrados, ou lonsangulos; até ao fundo, para que o calor penetre melhor (aumentando a crocância da dita baklava). Levem a ao forno por 50min até que a baklava esteja dourada.






      Enquanto a baklava vai ao forno é tempo de preparar a calda de mel. No fogo, dissolva o açúcar na água. Juntem o mel e a essência de baunilha e deixem borbulhar em lume brando por 20min. Assim que a baklava saia do forno imediatamente espalhem o xarope de mel e baunilha sobre a baklava, à colherada. Sirvam em papel manteiga. Delícia, né?
     Se quiserem incrementar podem colocar pistache ou amêndoas junto ou no lugar das nozes.


Com o cravo em cima pra finalizar

Variação com pistache

2 comentários:

  1. Baklava é uma sobremesa turca da Turquia, nao é sendo um dos pratos nacionais da Grécia.

    ResponderExcluir
  2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Baklava

    ResponderExcluir