quinta-feira, 7 de junho de 2012

Àgora: a cidade baixa!!



Colunas da biblioteca de Adriano
A palavra ágora se originou do verbo agorien, que no século VIII a.C significava discutirdeliberartomar decisões; mas com o passar dos séculos seu sentido foi mudando e já no século IV a.C agorien significava comprar
Dois locais eram preferencialmente utilizados pelos antigos gregos para o comércio: as ágoras e os portos. 
Na sua forma mais simples, a ágora pode ser definida como uma grande praça aberta utilizada para funções públicas. Era nesse local que um grande número de cidadãos se encontravam para diversas atividades, assembléias, festivais, eleições, competições atléticas, desfiles, mercados, e similares. Assim sendo, a ágora tornou-se o centro da pólis, pois os edifícios públicos da cidade foram sendo construídos ao redor do lugar onde as pessoas freqüentemente se encontravam.
O que (ainda) pode ser visto na Ágora, ou seja, o que ainda está de pé:

Templo de Hefesto:  é o templo grego antigo mais bem preservado do mundo, Hefesto era o filho de Zeus e Hera o deus grego do fogo, dos metais e da metalurgia. O templo foi construído entre 449 B.C. e 415 B.C. e teve diversos usos funcionou como igreja e museu. A vista da Acrópoli a partir do Templo é linda!!


 Chegando ao templo
Templo de Hefesto
Vista da Acrópole do templo




Torre dos ventos: um eficídio poligonal do século II a.c. construido em marmore e utilizado como relógio solar e hidraulico nos dias sem sol e a noite.




Stoa de Attalos: Foi contruído em 150 B.C. pelo rei Attalos como uma doação a Atenas, era o maior edifício, em extensão da época, até hoje o tamanho impressiona. Ele foi reconstruído em 1956 pela escola americana de arqueologia e agora funciona como o museu da Ágora em Atenas. Dica, se você já foi ao museu arqueológico nacional não vale a pena visitar esse museu. 





Biblioteca de Adriano: construída no ano de 132 d.c. por ordem do imperador Adriano foi um impressionante edifício utilizado para guardar a extensa coleção de livros do imperador, funcionava também como sala de leitura e centro de convenções.
 Muro externo
 Biblioteca por dentro
 Entrada da biblioteca
Mais da biblioteca por dentro

Monumento de Lysicrates: Não fica exatamente na Ágora, mas em Plaka, entre a acrópole a a Ágora. É um templo circular construído por Lysicrate, um patrocinador rico de apresentações musicais no teatro de Dionísio, para comemorar o primeiro prêmio em 335/334 aC de uma das performances que ele havia patrocinado. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário