domingo, 10 de junho de 2012

A origem do símbolo da Psicologia






     


 A palavra Psicologia vem do grego Ψυχολογία, transl. psykhé, que significa "alma", "mente" e lógos, "palavra", "razão" ou "estudo". O símbolo da Psicologia é também uma das letras do alfabeto grego, correspondente ao fonema "psi". Embora este seja o começo da explicação sobre seu significado, não podemos esquecer que a letra "psi" tem toda uma historia e está associada a realidades muitos profundas, expressadas a través da mitologia. A letra "psi" é o principal símbolo representativo de Deus Posseidon (ou Netuno em Latim).




     Posseidon significa "senhor das águas", é o Deus das águas subterrâneas e submarinas. De acordo com a Mitologia, após a vitória dos Deuses sobre os Titãs, o universo, foi dividido em três reinos, um para cada irmão: Posseidon obteve o domínio do mar; Zeus, a maior autoridade do Olimpo, ganhou domínio sobre o céu e a terra e Hades sobre os infernos e o mundo subterrâneo e vulcânico. 








Posseidon percorria as ondas sobre uma carruagem guiada por seres meio cavalo meio serpente e seu cortejo era formado por peixes e criaturas marinhas de todas as espécies. Eram jogados touros vivos no mar como sacrifício ao Deus. Quando ele não estava satisfeito a terra tremia e tudo que estava apoiado nela era destruído (era assim que os terremotos eram explicados na Grécia antiga, como a ira de Posseidon). 
     


     Posseidon tem como arma o tridente que dizem ser tão terrível quanto o raio de Zeus. O tridente era usado por Possêidon como arma de guerra: quando ele o enfiava no coração do seu adversário ganhava poder sobre sua alma, daí a ligação com a Psicologia. Mais profundamente, as águas representavam emoções e o mar os mistérios do inconsciente.




Se quiserem saber a origem do símbolo de mais alguma profissão me escrevam que eu pesquiso se ela tem origem grega!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário