quinta-feira, 24 de maio de 2012

Lisboa

   Quem vai pra Lisboa não sente falta da comida do Brasil! Lá você toma guaraná Antártica, come feijoada e brigadeiro e se comunica com todo mundo sem problemas.  Mas os portugueses são bem diferentes dos brasileiros, mais fechados, menos simpáticos.
     Fomos para Lisboa por acaso, porque nosso avião fez escala lá e resolvemos ficar alguns dias pra conhecer, pois bem posso dizer que foi uma ótima escolha!

    O principal e mais famoso ponto turístico de Lisboa é a torre de Belém, linda, de uma arquitetura fenomenal, me lembro de estar subindo as escadas para conhecer a torre por dentro e ouvir um menininho português de uns 5 anos dizendo que queria saber quem era o arquiteto que tinha projetado um lugar assim com tantas escadas! Eu também queria ter tido a honra de conhecer o arquiteto, mas por um motivo oposto do menino, para saber quem foi capaz de projetar algo tão belo e funcional.

 Torre de belém por fora
Torre de Belém 
Visão interna da torre
     Outro ponto turístico importante é o mosteiro dos Jerônimos, construído no século XVI as margens do rio Tejo, a beleza desse monumento é indiscutível, tanto por dentro quanto por fora.  O edifício do Mosteiro dos Jerônimos exibe uma extensa fachada de mais de trezentos metros, ele recebeu esse nome porque D. Manuel I escolheu os monges da Ordem de S. Jerônimo para ocupar o local, que teriam como funções, entre outras, rezar pela alma do rei e prestar assistência espiritual aos mareantes e navegadores que da praia do Restelo partiam à descoberta de outros mundos. Durante quatro séculos essa comunidade religiosa habitou nestes espaços, mas em 1833 foi dissolvida e o lugar desocupado e mais tarde foi ocupada pela igreja católica. Nesse mosteiro estão os túmulos de Camões e Vasco da Gama. 
 Mosteiro dos Jerônimos
 Mosteiro por dentro
 Túmulo do Vasco da Gama
Teto da igreja do mosteiro
Jardim do mosteiro

    Assim como São Paulo, Lisboa também tem uma igreja da Sé, a igreja é muito bonita e o que mais me impressionou e que eles estão escavando umas ruínas no porão da igreja que eram de uma mesquita muito antiga, a igreja foi construída em cima dela, as ruínas são uma atração a parte, apesar do local ser meio escuro e assustador. 
 Igreja da Sé
Ruínas da mesquita

     O Castelo de São Jorge é um local fascinante para se contemplar a longa história de Lisboa. O local foi ocupado pelos Romanos, Visigodos e Mouros antes de ser transformado no Palácio Real por volta do século XIV. Os visitantes podem subir às torres, caminhar pelas muralhas do castelo e admirar as extraordinárias vistas sobre a cidade e o rio Tejo, mas há muito mais pra se ver por fora do que por dentro.



     O Elevador de Santa Justa liga o bairro baixa ao bairro alto.
Abriu em 1902, altura em que funcionava a vapor, e em 1907 começou a trabalhar a energia elétrica, sendo o único elevador vertical em Lisboa a prestar um serviço público. 




     As ruínas da Igreja Carmo, deixadas pelo devastador terremoto de 1755, vêem-se melhor da Baixa. Representam séculos de história e acolhem o Museu Arqueológico do Carmo.


     A Praça dos Restauradores situa-se no extremo sul da Avenida da Liberdade, mesmo acima da estação de comboios do Rossio (também uma obra de arte arquitectônica a não perder!). Esta é uma das áreas mais movimentadas de Lisboa, com ótimos cafés e restaurantes. Facilmente reconhecível pelo seu obelisco e pela escultura que comemora a restauração de 1640 da Independência de Portugal de Espanha, esta praça tem muito para ver.




     O mirante de São Pedro de Alcantra situa-se no topo do percurso do Elevador da Glória, perto de uma das muitas entradas para o Bairro Alto. Daqui tem acesso a vistas incríveis sobre Lisboa, especialmente das áreas da Graça e do Castelo de São Jorge


Vista do mirante

     E como não poderia faltar o famoso pastel de Belém, o melhor lugar pra ser comer fica a uma quadra do mosteiro de Jerônimos e vende o pastel mais tradicional da cidade, o local está sempre cheio e é difícil conseguir uma mesa, coma com açúcar e canela.





2 comentários:

  1. Nossa Taty e Matheus !! muito legal o trabalho de voces ...bjoooooo

    ResponderExcluir
  2. Agora fiquei com muita vontade de conhecer!!Que lindo!quem sabe ano que vem rsrsrs.....Isso e que e ter vontade de comer o verdadeiro pastel de Belem!! Conhecer lugares tão lindos e com tanta historia para contar!!bjusss.

    ResponderExcluir