domingo, 13 de maio de 2012

Atenas e Acrópole



          Atena e a oliveira












                                                                                 Poseidon



     A cidade recebeu esse nome devido a Deusa grega Atena, a deusa guerreira. Atena e Poseidon desputaram a preferência dos cidadãos de Atenas, Podeidon ofereceu água salgada e Atena oliveiras e os habitantes da região escolheram Atena para adorar e homenagear com o nome da cidade. O Panteon localizado na acrópole é o maior templo construído e dedicado a essa deusa.
     A Acrópole (ou "cidade alta", do grego) é um marco histórico tão importante que, na cidade, os prédios no centro histórico são proibidos de ter mais que quatro andares. Nos outros locais, oito andares é o limite e, assim, em qualquer lugar, a vista chega longe. Ela é uma construção de aproximadamente 432 a.c. e foi parcialmente destruída na guerra com os persas, foi saqueada e mais tarde suas esculturas derrubadas por cristãos que a transformaram que uma igreja e mais tarde o império otomono a transformou em uma mesquita. Hoje parte das suas esculturas originais e da decoração externa se encontra no museu da acrópole que é considerado um dos melhores museus do mundo.






                                                            Fachada do museu da acrópole

     Eu particularmente gostei mais do museu de Delphi, achei as esculturas mais bem preservadas, mas o valor histórico do museu da acrópole é enorme e o número de turistas que ele recebe também. Eu sugeriria as pessoas que foram visitar a acrópole a iniciarem a visita pelo museu, depois de visitá-lo a acrópole fica ainda mais interessante, além das esculturas, é possível ver ferramentas, moedas entre outros achados históricos e um vídeo bem informativo sobre Acrópole antiga em inglês, grego e francês.
     O último andar é particularmente bonito, lá eles tentaram remontar a fachada da acrópole com as esculturas e decorações que recuperaram! Um fato curioso é que os escultores se preocuparam em desenhar a parte de trás das esculturas com a mesma perfeição que a parte da frente mesmo não sendo possível visualizá-las em sua posição original na acrópole (hoje é possível ver os dois lados no museu) porque essas esculturas eram em homenagem aos deuses e precisavam ser perfeitas. 


Terceiro andar do museu

3 comentários:

  1. Já estive ai no museu...e em acrópole tb,,,sem dúvida um lugar fascinante, com uma energia inesplicável.....Gostei do Blog parabéns!!!

    ResponderExcluir