quinta-feira, 28 de junho de 2012

Roma





 


     A Roma é uma cidade linda, localizada as margens do Rio Tibre, segundo a lenda ela foi fundada em 753 A.C. por Romulo e Remulo, dois irmãos criados por uma loba que são o símbolo da cidade. 
     A cidade toda é linda, o melhor de Roma é que você pode caminhar pela cidade e ver lugares lindos que não são exatamente pontos turísticos, caminhe o quanto puder.
     Sobre os pontos turísticos, fica difícil falar de tudo aqui. Mas, citarei apenas os que considero imperdíveis: 
- Coliseu: A imponência desse monumento é indescritível e ele tem muita história. É possível contratar visitar guiadas se quiser saber mais sobre ele. Em um dos andares mais altos também há um pequeno museu com explicações e maquetes de como ele funcionava.







- Forum Romano: Centro da Roma Antiga, e do lado do Coliseu. Imperdível! Você vai se sentir voltando ao tempo. As fontes de água gelada ajudam a espantar o calor, que nessa época do ano é grande.












- Pantheon: Era um monumento pagão aos deus gregos, que foi transformada em uma igreja que é também um panteão onde estão sepultados os principais reis antigos de Roma, incluindo o Vittorio Emanuelle III, que unificou a Itália. 




- Praças: Piazza Navona, Piazza Spagna, Piazza del Popolo, são as principais da cidade. 











- Fontana di Trevi: Lugar espetacular, na minha opinião a visão noturna é ainda mais bonita. Jogue uma moeda com a mão direita sobre o ombro esquerdo e faça um pedido, dizem que quem faz isso volta a Roma. Pra mim funcionou, já é minha segunda visita a cidade.






- Boca da verdade: diz a lenda que as pessoas colocavam a mão na boca e quem era infiel tinha a mão decepada, eu coloquei e a minha mão saiu intacta. rs!





-Castelo de San Angelo: Era utilizado como edifício militar, a estátua do anjo foi colocada porque o papa disse ter visto o arcanjo Gabriel no topo do edifício anunciando o fim da peste em Roma. Serviu como fortaleza e prisões, até hoje é possível ver as grades.







- Monumento Vittorio Emanuele: um grande edifício lindo perto do coliseu, feito em homenagem ao primeiro rei da Itália feito em mármore branco. Abriga um museu, mas só a visão de fora já faz a visita valer a pena.


-Igrejas: Roma tem inúmeras igrejas e a maioria delas são lindas, entre em quantas puder. Uma que eu dou especial destaque é a San Pietro dei vincole: dentro dela fica o Moises de Michelangelo, aquela estátua que de tão perfeita, quando terminou de ser esculpida Michelangelo disse pra ela: Parla! E ficou esperando uma resposta, é possível ver as veias na mão da escultura. Nessa igreja também é possível ver as correntes que aprisionaram São Pedro antes de sua execução.




-As sorveterias também são especiais, além das massas, uma sorveteria em especial que eu recomendo é a Giolitti!  Pra mim é a melhor de Roma, o sorvete de nutella é especial, mas  prove os outros sabores que também são ótimos!!




PS: Os italianos tem um jeito meio grosso e não são muito simpáticos, mas isso faz parte da cultura. Não se assuste se tiver que pagar taxas extras para sentar nas mesas dos restaurantes e sorveterias e sempre pergunte sobre preços de serviço que variam de um lugar para o outro. Mas isso não tira a graça da Itália que é linda.

sábado, 23 de junho de 2012

praias de Creta



Como dissemos no post anterior Creta é a maior ilha da Grécia e tem muitas praias! Nós só visitamos 4 delas: Marathi, que fica próximo a Chania e já mostramos no post de ontem; Elafonisis, Falasarna e Palm Beach.

Elafonisis

É uma praia paradisíaca, a mais turística de Creta, no sul da ilha, há uma hora e meia de Chania, a areia é rosada, as águas transparentes, não tem muito o que falar, só admirar a paisagem. Se tiver tempo, pare na caverna de Santa sofia que fica no caminho para Elafonisis, ela é linda.

Subida até a caverna

Caverna de Santa Sofia

 Elafonisis








Falasarna: fica no norte da ilha, há meia hora de Chania, a praia também é muito bonita e tem uma boa infraestrutura, bar, wifi (cá entre nós ninguém precisa de internet nesse lugar, masss!) e cadeira pra alugar, além de estacionamento gratuito.




Palm Beach: Como o nome já diz é a praia das Palmeiras, eu contei são 450 degraus de descida e depois de subida, mais as rampas!! O acesso é difícil, mas a paisagem compensa tudo! As palmeiras, o rio que desemboca no bar, praia linda! Tem um único restaurante com boas comidas e bom preço. 

 O único acesso a praia

 Não vá se tiver problemas cardíacos é muita escada, rs!

 A vista compensa o cansaço.





 Esperando o almoço


Tchau Creta, espero revê-la em breve!






quinta-feira, 21 de junho de 2012

Creta: a maior das ilhas gregas


mapa da creta grécia



   A ilha de Creta tem essencialmente 4 cidades: Chania, Rethiminom, Heraklion e Agios Nicolaos que se localizam no lado oeste, centro, leste e extremo leste respectivamente. Nós ficamos na cidade de Chania, que é onde se localiza o aeroporto. É uma cidade de porte médio, mas bem antiga. É dividida em cidade nova e velha, mas as coisas mais interessantes estão na velha.
     O mercado municipal é um local em que vale muito a pena conhecer. É repleto de castanhas, sementes, azeitonas, mel de Creta, frutas, temperos, peixes entre outras coisas. E o preço é bem camarada se comparado a Atenas.

Mercado Municipal





     Outro local bem legal para se passear é a região do farol. É la que se localiza os restaurantes a beira mar, com comidas típicas, principalmente com peixes e frutos do mar frescos (com lagostas ainda vivas). Existem um número grande de restaurantes, para todos gostos e bolsos, então compensa dar uma volta e pesquisar o que agrada mais!   

 Restaurantes a beira mar

Farol ao fundo

Catedral de Chania

     Próximo a este local também tem as lojas de souvenirs e lembrancinhas! Tem coisas tradicionais como chaveiros, camisetas, imãs de geladeira, mas também coisas mais típicas da Grécia e Creta como azeites temperados, mel de Creta, doces típicos (Baklavas), burros em vários formatos e modelos, temperos, produtos como sabonete, creme e shampoo de azeite de oliva.
     Próximo a Chania tem algumas praias bem interessantes para se visitar. Fomos a uma chamada Marathi, em torno de 10-15 minutos de carro. Lá você pode alugar o kit com guarda sol e cadeiras confortáveis, com bares e restaurantes na beira da praia. Os preços também são bem interessantes e a comida excelente! E a praia é linda! Se tiver vontade pode comprar ou pedir emprestado na praia um óculos de mergulho e dar uma olhada nos peixes que ficam ali, principalmente próximos as pedras e algas!

Praia de Marathi


     Nosso hotel ficava bem próximo ao centro de Chania e recomendamos fortemente! Ele se chama Frida, e os quartos são limpos e confortáveis, com 2 piscinas boas, bem cuidado e conservado, e o café da manhã é todo servido com produtos produzidos por eles. Prove o iogurte e misture com mel, nozes, damasco e ameixa! Os pães muito bons e feitos no dia! E para quem quiser almoçar ou jantar no hotel também vale muito a pena! A comida é excelente e o preço muito bom! Ah, não se esqueça de tomar um Raki no final!  

 Hotel Frida

Bar do Hotel

 Restaurante do Hotel


 O tão famoso iogurte de creta


Paisagem linda do hotel