domingo, 14 de abril de 2013

Londres

     A Inglaterra não faz parte da União Européia e por isso adota outra moeda, a libra esterlina, ainda mais cara que o euro, hoje o câmbio gira em torno de R$ 3,00. Nas casas de câmbio esse valor é ainda maior.
     Quem vai a Londres tem a opção de comprar o London pass, você tem a oção de comprar por dois, três ou seis dias consecutivos e ele oferece entrada grátis em mais de 50 atrações como o Palácio de Windsor, a torre de Londres e a Abadia onde o Principe William se casou com Kate Middleton.  Mais informações: http://www.partner.viator.com/pt/7867/tours/Londres/London-Pass/d737-3138LONDON
     Para quem não tem tempo para visitar muitas atrações ou achou o preço do London pass um pouco salgado, a companhia de onibus oferece um passe diário (daily pass), ou seja, você paga um valor x e pode utilizar quantos ônibus quiser no período de um dia, compensa muito. 

     Com cerca de 800 anos a Tower Bridge é a ponte mais famosa do mundo! Construída sobre o rio Tâmisa em 1894,  tem uma vista espetacular da cidade e é super interessante subir as torres, atravessar a ponte e visitar a Sala de Máquinas Vitorianas, onde  encontram-se as máquinas a vapor originais que acionam os braços basculantes da ponte, que abrem cerca de 1000 vezes durante o ano para passagens de grandes navios. 


     Buckingham Palace é a residência oficial da Família Real desde 1837.Imponente e majestoso, é possível visitar algumas alas do palácio, onde são usadas para recepções e eventos oficiais. Se tiver muita sorte em Junho não perca o desfile de carruagens com a Rainha Elizabeth e a família real, na comemoração de seu aniversário, como uma "parada". Entre Julho à Setembro são permitidas visitas ao Palácio de Buckingham e é inesquecível! (Entre Green Park e St. James Park, metrô Green Park). Site oficial: http://www.royalcollection.org.uk/visit/buckinghampalace.
     A troca da guarda no palácio é famosa e acontece diariamente, durante o verão, às 11h30h, exceto em dias chuvosos. Infelizmente eu visitei Londres em Novembro e não consegui assistí-la.









      Londres possui inúmeros parques (Hyde Park, The Regent´s Park, entre outros) que no verão são bem usados por moradores de biquine para tomar sol e fazer pic-nics. Também são lugares bem sossegados ótimos pra descansar, caminhar ou ler um bom livro. Andando pelos parque além dos passaros, encontrar um esquilo é bem comum.



Camden Town 

     Um bairro Londrino famoso por seu mercado e pela vida alternativa de seus habitantes. O mercado é fantastico você encontra de tudo, roupas, bijouterias, comidas, móveis entre outros. Durante o dia está cheio de turistas, mas não é recomendado permanecer no local durante a noite. 


Centro comercial de Londres

     Londres tem um centro economico e comercial muito importante com prédios altos e imponentes com arquitetura que chama atenção na cidade toda



     O Museu de história natural de Londres é fantástico  de longe o melhor que eu visitei e eles não cobram a entrada só pedem uma doação que quanto você puder dar para manter o museu. A exposição dos dinossauros agrada a crianças e adultos, visita obrigatória!! No inverno em frente ao museu há uma pista de patinação no gelo que atrai muita gente.




     Conhecido mundialmente, o mais famoso cartão postal de Londres e símbolo da pontualidade britânica o prédio ao redor do big ben abriga o atual parlamento. A torre do relógio Big Ben foi construída em 1858, após incêndio que destruiu o Palácio de Westminster comemorou 150 anos dia 11/7/2009.

A torre no Palácio de Westminster foi concluída em 1859 e logo se tornou a parte mais famosa do edifício projetado pelo arquiteto Charles Barry para substituir o antigo Parlamento, destruído por um incêndio em 1834.






Picadilly circus 

     Muito bom andar pelas ruas dessa região de Londres para fazer compras e olhar a vitrine de lojas famosas, sem dizer que a decoração de natal é deslumbrante.



     O London Eye é a maior roda gigante do mundo, com 135 metros de altura! Conta com 32 cabines de vidro com vistas espetaculares, que alcançam até 40 Km. Você também pode reservar uma cabine com flores para celebrar uma data especial, quem sabe um pedido de casamento. Funciona de Abril aOutubro das 9 às 20 h e de Novembro a Março das 10 às16 h. Se quiser comprar ingressos antecipados e evitar as filas: http://www.partner.viator.com/pt/7867/tours/Londres/London-Eye-ingressos-de-acesso-sem-fila/d737-2988LONDON_EYE




      No centro do West End fica a mais famosa praça de Londres, a trafalgar square que já foi um estábulo real, tem uma fonte enorme, é um point importante para os londrinos, ponto de encontro para comemorações públicas, shows, concertos, com a estátua de lord Nelson, quando derrotou em 1805 a frota de Napoleão. Lotado de turistas! No final do ano há uma linda árvore de Natal toda decorada e iluminada. De lá se tem uma visão de vários pontos turísticos. Vale a pena tomar um café e ficar vendo o mundo passar.


     Em frente a Trafalgar Square fica a National Gallery conta com um dos maiores acervos de pintura européia do mundo, com 2.300 obras primas como "The Virgin of the Rocks", que inspirou o livro  "O Código da Vinci". Recentemente descobriram o verdadeiro código da Vinci na National Gallery, com esboços por baixo de uma outra cena... mistérios à parte, o museu é maravilhoso! Aberto diariamente das 10 às 18h e 4ªs feiras até às 21h. 


Madame Tussauds 
 Divirta-se encontrando réplicas de cera de famosos do mundo todo, as réplicas são muito parecidas com os famosos de verdade. Horários: 9:30 às 17:30h (Marylebone Road, metrô Baker Street)



     Dica de compras: Londres conta com uma megastore de roupas de esporte, multimarcas com ótimos preços: a Lilly Whites http://www.lillywhites.com/, fica na 24-36 Regent Street, Haymarket
London, próximo a Picadilly circus.


     Não dá para ir a Londres e não visitar um PUB, local muito interessante, mas chegue cedo os Londrinos normalmente começam a beber por voltas das 18 horas e, por volta das 23:30 toca o sino no PUB sinalizando que essa é a última rodada de bebidas que serão servidas pela casa. Vale a pena conhecer!





domingo, 13 de janeiro de 2013

Granada



     Granada, assim como Sevilha, fica na região da Andaluzia, sul da Espanha, por isso tem uma enorme influência árabe. Tenho três adjetivos pra descrever a cidade, acolhedora, charmosa e surpreendente. Sabe aquelas cidades que depois de alguns dias você pensa: Nossa deve ser uma delícia morar aqui? Essa é Granada.
     O centro da cidade é pequeno, dá pra percorrer todo a pé, após um ou dois dias você já está totalmente localizado.  A cidade é rodeada pela Serra Nevada e sua estação de esqui! No inverno é possível ver a neve na serra, de pontos altos da cidade.









      O principal ponto turística da cidade é a Alhambra ou como dizem os espanhóis (Alambra), que significa palácio vermelho. O local é de um tamanho e arquitetura impressionantes, tire ao menos um período para ver todo o castelo, com menos que isso você consegue ver muito pouco do palácio.

     A melhor vista para a Alhambra é a partir do mirador San Nicolas situado no bairro egípcio, o local está sempre cheio de turistas que se juntam para ver o palácio e o pôr do sol. 







      Alhambra era um palácio e uma fortaleza na qual morava o rei e toda a corte, o palácio funcionava de forma independente da cidade, dentro dele tinha toda a infraestrutura que precisa para manter seus moradores. Foi construídos pelos islâmicos e mais tarde abrigou os reis católicos.  Por fim, não tenho palavras pra descrever o local, as fotos falam por si!
















Albayzín, o bairro árabe - com suas casas todas brancas, nele se localiza o mirador de San Nicolas. Nele há muitos sinais do passado da cidade como os portais árabes, a culinária e as casas de chá estão presentes em todos os locais por lá. Lá se localiza as famosas casas de banho árabe, eu super recomento, é uma experiência única super relaxante. 






Catedral – construída em 1500 é uma das obras mais antigas da cidade, a construção de fora não faz juz a igreja por dentro. De lá saem os micro ônibus que levam os turistas até a Alhambra. 



Ao lado da catedral se encontra o mercado, nele você se encontra muitos souvenirs  produtos árabes, como doces e chás, entre outras coisas. É bem interessante andar por lá! 






Dica: tome um chocolate quente com churros tradicional da Espanha, o chocolate quente é grosso com a consistência de um Danete.












Madri

     Madri é a capital e a maior cidade da Espanha, foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país. Devido à sua localização geográfica e histórica, é juntamente com Lisboa um dos centros econômicos e políticos da Península Ibérica. É uma cidade muito bonita, que dá muita importância a cultura, mas nem de longe tem o charme de Barcelona. 
      Uma dica para quem vai passar muitos dias em Madri e gosta de museus é o Madrid Card, ele possibilita o acesso direto e sem filas a mais de 50 museus e monumentos na cidade (Por ex: Museu do Prado, Palácio Real, Reina Sofia, etc. Existem opções de compra para 1, 2 ou 3 dias consecutivos. Para maiores informações ver: http://www.madridcard.com/en/inicio.
     Os principais pontos turísticos são:

  • A Catedral de Santa Maria a Real de Almudena é a sede episcopal da diocese de Madri, em Espanha. Tem 102 metros de comprimento e 73 de altura; a sua arquitetura é uma mistura de vários estilos: neoclássico no exterior, neogótico no interior da cripta.










  • Templo de Debot: Constitui um dos poucos testemunhos arquitetônicos egípcios completos que podem ser contemplados fora do Egito e o único destas características existente em Espanha.
    Construído no século IV a.C., até há apenas algumas décadas situava-se no sul do Egito, muito próximo da primeira catarata do Nilo e do grande centro religioso da deusa Ísis
    Em 1968, o templo foi doado a Espanha pelo Estado egípcio em agradecimento pela ajuda prestada ao salvamento dos templos. Uma vez transferido a Espanha, pedra por pedra, o templo foi exposto a um complicado trabalho de reconstrução e restauração.







  • Parque del Retiro: Maior parque de Madri e super bem cuidado, aberto ao público no sinal do século XIX. Sempre tem alguma coisa acontecendo lá, quando fomos tinha um pessoal tocando saxofone, muito lindo! Andar pelo parque é uma experiência super agradável.






  • Museu do Prado - pinacoteca com mais de 9.000 obras em seu acervo, grátis para menores de 25 anos.

  • Museu Reina Sofia -  seu nome presta homenagem a rainha Sofia da Espanha, pra quem gosta de arte moderna, esse museu é visita obrigatória e com obras mais atraentes que o museu do prado. É possível ver obras de pintores muito importantes lá como Picasso, Dali e Miró. 





Palácio Real - foi a residência oficial do rei da Espanha, hoje serve para cerimonial e eventos políticos e diplomáticos, o ex presidente Lula lá participou de um almoço lá. Hoje funciona como museu. Infelizmente não é possível tirar fotos dentro do palácio, mas os lustres e móveis são de cair o queixo e os jardins são um espetáculo a parte. 






Jardim Botânico - Como vocês devem ter perebido pelas fotos fui pra Espanha no inverno, a visita ao jardim botânico vale a pena na primavera e no verão, já vi fotos lindas do local . Porém no inverno, tudo o que você vê  são um monte de folhagens, me arrependi da visita. Seguem abaixo duas fotos do local na primavera.



Teatro Real - local muito lindo, infelizmente nas datas que estive na cidade não tinha nada no calendário. Mas se você tiver mais sorte aproveite a oportunidade para assistir alguma coisa. Tem um lounge no 6º andar com uma ótima vista pro jardim do palácio real.




Puerta del Sol -  a praça mais movimentada de Madri, muito animada e cheia de atrações, lá fica a estátua de bronze do urso tentando alcançar as frutas




Plaza mayor - ponto de encontro, perto das ruas de comercio e cheios de barzinhos e restaurantes, o local está sempre cheio de gente.



Fonte de Cibeles -  bem próxima ao parque del Retiro, é onde a torcida do Real Madrid comemora suas vitórias.



Gran vía - avenida mais importante, cheia de áreas comerciais, cinemas e teatros, com edifícios antigos andar por essa rua é muito interessante e relaxante. Aproveite para ver algumas vitrines.



Estádio Santiago Bernabeu - é um ponto muito interessante, principalmente para quem gosta de futebol. É a casa de um dos maiores times do mundo o Real Madrid. É um estádio enorme, muito moderno e perfeito para um bom futebol. Por lá passaram alguns dos maiores jogadores do mundo como Zidane, Ronaldo, Figo e atualmente Cristiano Ronaldo. Se você não puder ir assistir a um jogo é possível visitar o estádio e o museu do time.




Mercado San Miguel - antigo mercado de peixes hoje é o local favorito dos jovens madrilenhos para comer umas tapas e fazer um happy hour., a estética impressiona.






    Por fim, a impressão que eu tive de Madri é que é uma cidade muito segura e cheia de atrações, é possível andar a noite nas ruas sem se preocupar. Fiquei hospedada perto da catedral e achei o local ótimos, foi possível fazer muitos passeios a pé sem depender de transporte público.