Istambul é uma cidade cheia de história, onde o antigo e o moderno se misturam o tempo todo! Uma parte da cidade corresponde a antiga Constantinopla e está estrategicamente localizada entre o corno de ouro e o mar de mármara na área onde a Europa encontra a Ásia. Constantinopla foi a maior e mais rica cidade da Europa na Idade Média.
Pra mim Istambul é de longe, a cidade que eu conheci que tem a cultura mais diferente! Primeiro porque eles são, na sua maioria muçulmanos, então as mulheres andam todas cobertas. No calor do verão Europeu todas com os braços e as pernas cobertas, sem decote nenhum e com sapato fechado, além do lenço na cabeça. Eu sei que as coisas já estão mudando, mas a cultura ainda é muito machista as mulheres casadas não andam sozinhas na rua só acompanhadas dos maridos e o homens não usam shorts só calça.
Primeira dica pra quem for pra Istambul evite usar roupas decotadas, não é proibido, mas faz com que todos os homens locais olhem pra você como se você fosse a maior pecadora do mundo ou com outros interesses! Evite também shorts muito curtos, até porque pra entrar nas mesquitas sobre precisa estar de saia longa e de lenço na cabeça (outra dica leve o seu lenço, as mesquitas até distribuem, mas a gente não sabe quando e se eles foram lavados então é melhor garantir,né?).
Istambul está fora da União Europeia e usa a Lira turca como moeda que tem a cotação próxima do real, os brasileiros não precisam de visto para conhecer a cidade.
A comida turca é uma delícia, experimente a sopa de lentilha, a pizza turca e a kafta, delicioso. É importante saber que por causa da religião muçulmana muitos restaurantes não servem carne de porco e nem bebida alcoólica.
Sultanahmet
É o melhor lugar pra se hospedar em Instambul e onde ficam a maior parte dos pontos turísticos da cidade: a mesquita azul, o museu Aghia sofia, o Palácio Topkaki, o Grand Bazar, a Cisterna, entre outros. Além de estar cheios de bons restaurantes e doceria, tudo pra agradar os turistas! Nesse bairro ou em qualquer lugar de Istambul não deixem de provar o delicioso sorvete turco ele tem uma consistência bem diferente é duro, mas muito gostoso, bem diferente! E também o Chai, o tradicional chá turco que mesmo no verão é tomado quente.
Chai turco!!
Restaurante em Sultahnamet
Doces
Sorvete turco
Mesquita Azul
É a maior mesquita de Istambul a única que possui seis minaretes (torres que anunciam as cinco chamadas diárias de oração), foi construída entre 1609 e 1616, em frente a santa sofia. Foi construída pra ser ainda maior e mais bonita que a Santa Sofia, foi toda revestida de azulejos azuis. Por sinal de respeito é preciso entrar na mesquita com a cabeça coberta por um lenço e saias ou calças compridas e é preciso tirar o sapato pra entrar. A entrada é gratuita e permitida pra turistas em locais reservados, uma parte da mesquita é reservada para quem vai rezar! A mesquita fecha nos horários de orações. Mas na saída eles pedem doações a mesquita. Na minha opinião ela impressiona mais por fora do que por dentro.
Santa Sofia
A Basília de Santa Sofia foi construída, entre os anos de 532 e 537, pra ser a catedral de Constantinopla. Em 1453 ela virou uma mesquita quando Constantinopla foi conquistada pelo império Otomano e permaneceu assim até 1931 que a fecharam e a transformaram em um museu. O nome de Santa Sofia não significa que a igreja foi construída em homenagem a essa Santa , Sofia significa sabedoria em latim. Ela foi a maior catedral do mundo por 1.000 anos. Linda, pena que não está mto bem conservada, merecia mais cuidado do governo turco!
Palácio Topkapi
Topkapi significa porta do canhão, foi construído a mando do Sultão Mehmet II após a conquista de Constantinopla em 1453 e foi residência dos sultões por três séculos, agora é um museu. Atualmente o palácio é dividido em várias salas de exposição com objetos de outros e pedras preciosas (nunca vi tantos rubis e esmeraldas de perto), prata, cerâmica, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos como os pelos da barba e a marca do pé do profeta Maomé. Só o jardim já é lindo e a vista desse palácio para o Bósforo é deslumbrante. A segurança no local é rígida, com homens com metralhadoras por todos os lados.
Entrada do Palácio
Vista para o Bósforo
Grand Bazaar
Por fora parece uma mesquita e está com os corredores sempre cheios. Com mais de 5.000 lojas, como diria meu pai é o paraíso das mulheres e o inferno dos homens, rs. Lá vende de tudo as famosas pashiminas turcas, ouro, prata, tijelas turcas super coloridas, lustres, souvenirs, o que mais você imaginar. Nunca vi tanto diamante junto na minha frente! Lá vale a lei da pechincha, os comerciantes esperam que você negocie com eles, por isso no início pedem o preço lá no alto pra você pedir desconto e, por mais que você consiga descontos enormes (50%), você ainda paga mais caro do que se comprasse no bazar egípcio por exemplo. Então não espere encontrar bons preços no local. Para fazer uma boa negociação uma dica é fingir que não quer o produto que e que está indo embora da loja ai eles abaixam o preço lá em baixo, mas fica atento se você fizer uma contra proposta de preço e depois não comprar os turcos ficam seriamente ofendidos.
Bazar de especiarias (Egípcio)
Nesse sim vale a pena comprar, os preços são ótimos, mas normalmente são fixos, portanto a pechincha não funciona. É bem menor que o Grand Bazar e como o próprio nome diz vende também especiarias (os mais diversos temperos) e doces! As especiarias, na sua maioria, eram importadas do Egito.
Especiarias
Passeio no Bósforo
Muitos hotéis e pessoas na rua vendem passeios no Bósforo, mas não se engane a melhor forma de fazer o passeio é comprá-lo na hora no cais de Eminonu, o passeio curto, com a duração de duas horas custa 10 liras, já vi hotéis e agencias de turismo vendendo esse mesmo passeio por 35 euros.. Se quiser saber os horários dos passeios vá de tram até o metro Eminonu e procure o cais escrito Bósforo, lá eles te dão todas as informações. O passeio longo de 6 horas é um pouco mais cara e fica 3 horas parado no lado Asiático da ilha, eu fiz o passeio curto e achei muito bom, o estreito é lindo e rodeado de mansões super luxuosas por todos os lados, também é possível ver as pontes que ligam o lado europeu ao lado asiático da cidade.
A nova mesquita em frente ao cais
Uma das luxuosas mansões
No barco
Hotéis de luxo
Muralha em volta do Bósforo